1
2
3
4
5

Cosmere RPG: o jogo oficial e canônico do universo de Brandon Sanderson!

O COSMERE RPG é um novo jogo que engloba todo o universo dos livros de Brandon Sanderson, autor best-seller nº 1 do The New York Times.

Este RPG é o maior projeto de jogos da história de financiamento coletivo do mundo, e também o RPG mais esperado da década a nível mundial!

Iniciando em 2025 com os livros que se passam no mundo de Os Relatos da Guerra das Tempestades, o COSMERE RPG é um jogo que proporciona a você e seus amigos a possibilidade de narrar e criar histórias colaborativas no universo da cosmere! Seja em histórias canônicas escritas pelo próprio Brandon Sanderson exclusivamente para o RPG — como a campanha Pisapedras, escrita pelo autor dos livros —, por outros autores renomados (como Dan Wells) ou por vocês!

EDIÇÃO LIMITADA E COM DESCONTOS EXCLUSIVOS!

O LANÇAMENTO em português SERÁ SIMULTÂNEO À VERSÃO EM INGLêS, AINDA EM 2025!


Participe da pré-venda, garanta itens em edição limitada e outros benefícios exclusivos para os primeiros compradores! Incluindo acesso antecipado aos PDFs!

Com um sistema de regras direcionado para tramas e narrativas épicas, ele foi criado especificamente para capturar o escopo e tom da cosmere! Com mecânicas simples para novatos e elementos familiares para veteranos, com linguagem de fácil compreensão, o jogo usa um dado de vinte lados (d20) como base e foi escrito por uma equipe extremamente competente, com o próprio Brandon sendo o produtor executivo do projeto. O jogo engloba todo o necessário para transmitir da melhor maneira possível os sistemas de magia, os níveis de tecnologia e as narrativas épicas esperadas do universo dos livros!

Para mais detalhes sobre o lançamento, assista à gravação do Tria Insider Especial Cosmere, a live oficial de anúncio do jogo em português, onde contamos todos os detalhes do lançamento e tiramos dúvidas ao vivo! Clique aqui para assistir!

PARA LEITORES DOS ROMANCES

Todo lançamento no COSMERE RPG irá expandir o cânone dos livros do novo conteúdo oficial! Além das regras completas para jogar apresentadas no Guia de Regras, o livro Guia do Mundo é a verdadeira enciclopédia de Roshar para aqueles que são verdadeiramente fãs da série de livros, pois além de ser o primeiro artbook oficial da cosmere, apresenta novas informações canônicas da história, cultura e povos da saga! Quer saber mais sobre os esprenos, manipulação de fluxo, cantores do mundo, a Coalização de Monarcas ou o Reino Cognitivo? Os livros do RPG apresentam tudo isso em detalhes!

O COSMERE RPG foi produzido através do maior financiamento coletivo de jogos da história! E é também o terceiro maior financiamento de todos os tempos!

 

PARA JOGADORES NOVATOS E VETERANOS

Seja você um jogador de RPG ou ainda não, este jogo é para você! O sistema de regras único do jogo foi desenvolvido por uma equipe extremamente experiente, incluindo Andrew Fischer (Star Wars: Edge of the Empire), Lydia Suen (Legend of the Five Rings), Max Brooke (Warhammer 40,000 Roleplay) e Laura Hirsbrunner (Dungeons & Dragons), combinando um núcleo de mecânicas baseadas no d20 (dado de vinte lados) com inovações interessantes como árvores de talentos, magia baseada em perícias e o “dado de trama“.

E mesmo que você não esteja familiarizado com os livros de Brandon Sanderson, esta é a sua melhor chance de experimentar e vivenciar sua renomada construção de mundos e sistemas de magia diferenciados, verdadeiramente inovadores! O COSMERE RPG foi desenvolvido para ser acessível a novos fãs desse universo, pensando em recebê-los pela primeira vez nos incríveis cenários dessas sagas épicas!

E tudo o que você precisa são os livros, alguns dados e um lugar para fazer suas anotações!

CONHEÇA OS LIVROS E OS ACESSÓRIOS

O COSMERE RPG chega ao Brasil com todos os três livros principais para você jogar no cenário da Guerra das Tempestades.

Todos os livros serão em formato grande, 21×28cm, em alta qualidade, com capa dura que verniz localizado e detalhes dourados (hotstamp), além de fitilho marcador de tecido em páginas de couchê fosco com 115g.

Guia de Regras

Com todas as regras necessárias para jogar, este é o livro essencial para entrar no universo da cosmere! Em suas 392 páginas, ele fornece:

  • Regras básicas de jogo
  • Introdução ao universo da cosmere e o mundo de Roshar
  • Orientações para criar seu personagem e escolher sua ancestralidade, cultura e um dos 6 caminhos heroicos e 10 caminhos radiantes
  • Manipulação de Fluxos
  • Objetivos e recompensas
  • Condução de cenas de combate, conversas e outros desafios
  • Regras completas para o mestre do jogo

Guia do Mundo

Além de ser o primeiro artbook oficial da cosmere, ele também apresenta conteúdo cânone e descrição detalhada do cenário de Os Relatos da Guerra das Tempestades. Em suas 280 páginas, ele descreve:

  • O mundo de Roshar
  • Sua ecologia, magia, fauna, flora, grantormentas e a Luz da Tempestade
  • Nações e culturas das civilizações
  • Cosmologia, religião e outros poderes extraordinários
  • História desde os primórdios dos tempos até a Verdadeira Desolação
  • Organizações, como os Sanguespectros, os Rompe-céus e muitas outras
  • Personagens importantes dos livros, como Kaladin, Jasnah, Venli e outros
  • Locais importantes como as Planícies Quebradas, Urithiru e campos de guerra
  • Shadesmar, o Reino Cognitivo
  • Bestiário detalhado de criaturas, como cães-machado, demônios-do-abismo, larkins e outros seres como Pulverizadores, Moldados e Régios
  • Guia de pronúncia dos nomes do cenário

Pisapedras

Aventura canônica escrita por Brandon Sanderson e Dan Wells, cuja história começa em paralelo à história de Palavras de Radiância e ligando seus personagens até os eventos do clímax de Vento e VerdadeA história de Pisapedras revela novos segredos nunca vistos sobre a história do mundo da Guerra das Tempestades!

Uma Espada de Honra, a lendária arma de um Arauto, desapareceu. Viaje por Roshar perseguindo um Radiante corrompido, recupere a Espada roubada e enfrente as forças de Odium!

Esta aventura em formato de campanha leva os personagens do 1º ao 8º nível em 172 páginas. Ao longo da jornada, os heróis devem buscar por Arautos caídos, sobreviver à Tempestade Eterna e escolher se proferem juramentos Radiantes.

Escudo do Mestre, Dados e outros acessórios

Além dos três livros, O COSMERE RPG chegará com todos os melhores acessórios para jogar!

O Escudo do Mestre, uma divisória para se usar em mesa para o mestre resguardar suas anotações, possui de um lado tabelas práticas para rápida consulta, e do outro imagens maravilhosas, por Ekaterina Burmak, para transmitir à sua de mesa a verdadeira emoção da Guerra das Tempestades!

Embora o jogo use dados comuns a qualquer RPG, traremos também os dados personalizados do jogo! Com o símbolo da cosmere e cores perfeitas para esse universo e o mundo de Roshar, o conjunto de dados especial do jogo deixará tudo ainda melhor! Ah! E tem também o dado de trama, que é um dado de seis lados para ser usado quando a tensão aumenta e os riscos na história estão altíssimos!

E, claro, teremos em quantidade limitadíssima (apenas 100 unidades), os dados de luxo transparentes com um líquido em seu interior para simular as esferas que contêm a própria Luz da Tempestade!

Por fim, teremos baralhos com cartas especiais para jogar, que adicionam facilidade ao seu jogo para o controle de iniciativa e a aplicação de oportunidades e complicações em jogo para as situações mais dramáticas!

O JOGO: MECÂNICAS E REGRAS

COSMERE RPG usa um sistema original projetado para uma ampla gama de jogadores, feito para desde novatos no RPG a ávidos jogadores experientes ansiando por inovações e regras simples, mas com mecânicas e números coerentes e profundas o bastante para proporcionar ótimas experiências em aventuras curtas ou longas!

A mecânica básica é simples: role um dado de 20 lados, adicione uma perícia relevante e tente alcançar ou superar um número-alvo.

Além desta regra familiar à maioria dos jogadores, todo os outros aspectos do jogo foram criados com o propósito de contar histórias na cosmere. Algumas regras do sistema são sutis evoluções ao que é oferecido nos tradicionais jogos d20, enquanto outras são inovações mais óbvias. Até então, todas as experiências nas mesas de teste e dos jogadores que tiveram acesso ao jogo foram incríveis, e todos amaram como as regras funcionam!

Cenas de Combate, Conversas e Outros Desafios

As histórias na cosmere possuem incríveis cenas de batalha, mas também dão bastante ênfase ao drama pessoal, descobertas e soluções de problemas de maneiras criativas. Por isso, o COSMERE RPG fornece regras para todos esses tipos de cena e formas naturais e satisfatórias para transitar entre elas.

Durante o combate, a história foca em instantes, passando a detalhar segundos de emoção nas lutas! Antes de tudo, a cada rodada os personagens (tanto dos jogadores quanto do mestre narrando a história) podem escolher entre turnos curtos e longos, que diz o quanto seu personagem pode agir (turnos curtos agem menos, turnos longos agem mais). Então, na lista de ações em combate, há opções básicas, como atacar, se defender e se mover, mas também opções inéditas interessantes, como obter vantagem para ser mais esperto que um adversário ou a habilidade de acertar um “golpe de raspão” em um inimigo mesmo quando os dados não forem muito favoráveis.

Personagens Versáteis

Na maioria dos RPGs baseados em d20, você escolhe uma classe específica que define suas capacidades, e a “multiclasse” tende a diluir dramaticamente o poder de um personagem (ou torná-lo poderoso demais). No COSMERE RPG, os personagens são construídos para evoluírem em um flexível sistema baseado em árvores de talentos. Nesse sistema, é totalmente viável e interessante que um personagem alterne obtendo níveis em Estudioso (Estrategista), Guerreiro (Fractário), Líder (Campeão) e Corredor dos Ventos! Tanto especialização quanto diversificação podem gerar personagens igualmente poderosos e, o mais importante, lhe dá o poder de escolha sempre que você avança de nível!

Todo personagem começa com pelo menos um talento escolhido de um caminho heroico: Agente, Caçador, Emissário, Estudioso, Guerreiro ou Líder. Depois, conforme os personagens crescem em poder e seus atributos e perícias evoluem, os caminhos radiantes fornecem habilidades incríveis! No cenário da Guerra das Tempestades, personagens podem desbloquear caminhos radiantes ao se vincular com esprenos e atuando conforme os Ideais de sua Ordem.

Improvisação com Magia

Os caminhos radiantes dão acesso a perícias e técnicas de Manipulação de Fluxo. Cada uma tem efeitos básicos específicos, e talentos podem conceder habilidades avançadas como transmutar carne viva ou alternavegar entre os reinos físico e cognitivo. Contudo, as regras encorajam os jogadores a usarem seus poderes de maneira criativa, assim como os protagonistas dos livros. As regras do jogo fornecem respostas específicas para perguntas como “o quão rápido meu Dançarino de Precipício pode se mover com Abrasão?”, mas o sistema também é feito para lidar com ações improvisadas como usar Abrasão para sobreviver quando for engolido por um demônio-do-abismo!

Claro, cada sistema de magia na cosmere será diferente. Embora todos usem testes de perícia por padrão, cada um dos dez caminhos radiantes fornece opções míticas diferentes, criando pluralidade no mundo de jogo, possibilitando a criação de Plasmadores, Guardiões das Pedras, Teceluzes e muito mais!

Um RPG Vivo, em Evolução

Os livros já existentes de Brandon Sanderson fornecem material o suficiente para anos e anos de lançamentos para o COSMERE RPG, mas os novos lançamentos aumentarão o escopo de toda a cosmere enquanto ele escreve novos livros. Por isso, esse RPG foi escrito e desenvolvido com uma estrutura flexível, capaz de acomodar qualquer história: de Espadas Fractais a armas de fogo, de navios a espaçonaves, de simples fabriais a tecnologia Desperta. Devido à origem compartilhada de todos os mundos da cosmere e o fato do jogo ser baseado nas regras bem definidas do próprio Brandon sobre Investidura, o sistema está pronto para mundos se encontrarem e colidirem no futuro!

TRIA EDITORA E BROTHERWISE GAMES

A TRIA EDITORA e BROTHERWISE GAMES formaram uma das maiores parcerias de todas no mercado internacional de RPG!

Do Brasil, a Tria Editora tem se destacado no mercado nacional de RPG devido aos seus lançamentos de grande sucesso, com milhares de jogadores garantindo seus livros em financiamentos coletivos e pré-vendas de grandes jogos como Symbaroum, PunkApocalyptic, Lancer e Ronin, além de produções nacionais como o Bestiário do Folclore Brasileiro.

Do outro lado das américas, a Brotherwise Games desponta como uma das melhores e mais sérias empresas produtoras de jogos, com lançamentos de boardgames premiados e de grande sucesso, como Call to Adventure, The Dragon Prince: Battlecharged e Mistborn Deckbuilding, e a realização do maior financiamento coletivo de jogos da história no mundo!

Tria Editora

Fundada por profissionais com cerca de uma década de experiência no mercado de jogos que já trabalharam em grandes títulos além dos próprios da editora, como Star Trek Adventures, Duna: Aventuras no Império, Conan: Aventuras em uma Era InimaginávelChamado de Cthulhu, Caçador: A RevanchePathfinder e diversos outros jogos famosos, a editora nasceu da paixão de Bruno Mares, Calvin Semião e Rafael Tschope em trazer ao mercado jogos que sejam trabalhados com a dedicação, cuidado e carinho de fãs pelo conteúdo!

Com os três sendo fãs e leitores de Os Relatos da Guerra das Tempestades, e respeitando os termos já utilizados nas traduções brasileiras dos livros, junto da equipe competente e premiada da editora, podem ter certeza que o material em português terá todo a qualidade esperada e merecida!

Brotherwise Games

Criada pelos irmãos Chris e Johnny O’Neal como uma empresa indie em 2012, hoje é uma das empresas mais bem-sucedidas do ramo no mundo. Com equipes multidisciplinares e seus profissionais experientes que trabalharam em jogos de grandes marcas como Star Wars, Warhammer e Dungeons & Dragons, a produtora tem entregado jogos verdadeiramente interessantes e com mecânicas inovadoras, oferecendo experiências incríveis nas mesas de jogo para todo tipo de jogador, seja veterano ou novato!